TÉRREO | Lisboa 2018
A partir da fotografia de uma janela e do mundo observado desde a janela inicio uma viagem ao território da minha memória através do territorio físico habitado e fotografado por mim. Térreo é um projecto fotográfico que se cria com uma imagem realizada no passado. A narrativa que construo através das diferentes imagens fotográficas é uma reflexão sobre o paralelismo que encontro entre o território urbano e o território da memória.
O projecto constroi-se da memória e para a memória. É uma metáfora da minha visão particular do mundo através daquela janela onde nasce a necessidade de olhar para o passado aceitando o presente. No projecto falo da esperança, solidão, perda, encontro e passagem do tempo. Com Térreo o lugar, como a trepadeira, introduz-se em casa como uma prolongação da casa no território e vice-versa, convertendo-se o todo num único território, no Térreo existente, o território da memória.
As imagens fotográficas foram captadas durante os anos de 2002, 2010 e 2018 no Bairro do Restelo em Lisboa, onde vivi a minha chegada à cidade assim como no interior da minha actual casa.